Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas de produção de cana-de-açúcar com aumento da oferta de soja

Processo: 08/55503-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:José Eduardo Corá
Beneficiário:Carolina Fernandes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Produção agrícola   Cana-de-açúcar   Soja   Química do solo   Física do solo

Resumo

Diante do atual cenário de expansão do setor sucroalcooleiro, estudos visando à produção de cana-de-açúcar fazem-se necessários; porém, devem ser fundamentados na diversificação de culturas, contemplando aspectos econômicos, sociais e ambientais. Os objetivos do trabalho serão: a) testar gramínea e leguminosa por ocasião da reforma do canavial, visando aumento de produtividade e/ou longevidade da cana-de-açúcar no próximo ciclo em dois ambientes de produção; b) avaliar a influência das espécies testadas nos atributos físicos e químicos do solo e na quantidade e qualidade dos resíduos vegetais deixados sobre a superfície do solo; c) analisar economicamente os sistemas de produção de cana-de-açúcar, visando definir o de maior receita global nos dois ambientes de produção. O delineamento experimental será em blocos casualizados com cinco repetições. Os tratamentos serão caracterizados por quatro sistemas de produção. No sistema denominado S1, será realizado um cultivo de soja, no período de outubro a março, antes da implantação do próximo ciclo da cana-de-açúcar, ou seja, na reforma do canavial. Nos sistemas denominados S2, S3 e S4, serão realizados dois cultivos sucessivos de soja, no período de outubro a março de anos consecutivos, na reforma do canavial. Entre o primeiro e o segundo cultivo de soja, no período de abril a setembro, o solo será cultivado com milheto no sistema denominado S2, crotalária (Crotalária juncea) no sistema S3 e permanecerá em pousio no sistema S4. As avaliações a serem realizadas serão dos atributos físicos e químicos do solo, da quantidade e da qualidade dos resíduos vegetais deixados na superfície do solo, da produtividade das culturas de soja, milheto, crotalária e cana e da qualidade da cana-de-açúcar produzida, além da avaliação econômica dos sistemas de produção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, CAROLINA; CORA, JOSE EDUARDO; MARCELO, ADOLFO VALENTE. SOIL USES IN THE SUGARCANE FALLOW PERIOD TO IMPROVE CHEMICAL AND PHYSICAL PROPERTIES OF TWO LATOSOLS (OXISOLS). Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 36, n. 1, p. 283-294, JAN-FEB 2012. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.