Busca avançada
Ano de início
Entree

Etiologia genetica e estudo radiologico da deficiencia de hormonio do crescimento (gh) isolada e combinada: papel dos genes gh-1, pit-1 e prop-1.

Processo: 03/07893-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2003
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Margaret de Castro
Beneficiário:Alexandre Setanni Grecco Filho
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Hipopituitarismo

Resumo

O hipopituitarismo pode resultar de mutações dos genes que codificam os fatores de transcrição que controlam a diferenciação e proliferação das linhagens celulares hipofisárias. Um maior conhecimento sobre a participação destes genes e suas alterações associadas às diferentes formas de hipopituitarismo pode otimizar a acurácia diagnóstica e melhorar a abordagem terapêutica no manuseio de pacientes com esta doença. Assim, objetivamos estudar, os genes PROP-1, PIT-1 em pacientes com deficiência de múltiplos hormônios hipofisários e o gene GH-1 em pacientes com DEGH. Adicionalmente / avaliaremos as alterações anatômicas do eixo hipotálamo hipofisário em pacientes com déficit de GH, verificando a capacidade dos achados da RNM em diferenciar os pacientes com DEGH e DMHH, seguidos no ambulatório de Endocrinologia Pediátrica e do Adolescente no HCFMRP-USP. (AU)