Busca avançada
Ano de início
Entree

Placas para forro habitacional compostas de residuos industriais com embalagens cartonadas: uma alternativa a construcao civil.

Processo: 05/50271-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2005
Vigência (Término): 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Rosane Aparecida Gomes Battistelle
Beneficiário:Tarsila Miyazato
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Reciclagem   Resíduos sólidos

Resumo

Atualmente, problemas ambientais de diversas origens estão sendo o foco de discussões, a fim de encontrar soluções efetivas para evitá-los ou mitigá-los. Os diversos tipos de resíduos sólidos que são descartados nas cidades fazem parte desta problemática. A embalagem cartonada ou longa vida, por exemplo, é alvo de críticas de ambientalistas, pois é tida como agressora do meio ambiente em decorrência física, o qual inclui papel, plástico e alumínio, sendo difícil degradação se for indevidamente descartada no ambiente. Esta pesquisa tem como finalidade à produção e a avaliação das características físicas e mecânicas de um novo tipo de material, composto dos rejeitos das embalagens Tetra Pak (polietileno e alumínio) e resíduo da produção de celulose e papel, para ser futuramente utilizado como alternativa para os painéis de vedação em habitações de baixa renda. Serão produzidas placas em cinco diferentes traços, 30%, 40%, 50%, 60% e 70% de resíduo de celulose em relação à massa total do compósito, e essas serão caracterizadas por meio de ensaios normalizados. Serão avaliados: o coeficiente de absorção de água, a umidade e massa específicas, e a resistência à flexão estática e tração paralela das placas. (AU)