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A segmentação não-convencional de palavras em textos de alunos de quinta série do Ensino Fundamental

Processo: 09/14491-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luciani Ester Tenani
Beneficiário:Fabiana Cristina Paranhos
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Palavra   Prosódia   Oralidade   Letramento   Fonologia

Resumo

Este projeto de pesquisa trata das segmentações não-convencionais de palavra que podem ser classificadas em hipossegmentações, como 'anoite', ou em hipersegmentações, como 'a noiteceu'. No primeiro caso, há a ausência do espaço em branco onde previsto pela ortografia; já, no segundo caso, há a presença do espaço em branco onde não é previsto pela ortografia. O principal objetivo deste projeto é analisar esses tipos de segmentação não-convencional em textos escritos por alunos de quinta série do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual paulista. Os textos a partir dos quais extraímos as ocorrências de segmentação não-convencional de palavras pertencem ao Banco de Dados de Escrita do Ensino Fundamental II, desenvolvido no âmbito do Projeto de Extensão Universitária, "Desenvolvimento de Oficinas de Leitura, Interpretação e Produção Textual", credenciado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEx) da UNESP. Por meio de análises quantitativa e qualitativa, serão feitos levantamentos (i) do número de ocorrências dos tipos de segmentação não-convencional em cada uma das turmas estudadas, e (ii) dos possíveis constituintes prosódicos que possam motivar - em certa medida - as segmentações não-convencionais de palavra encontradas. Essas análises visam a (i) descrever as características da escrita de alunos de quinta série do Ensino Fundamental, e (ii) relacionar essas características desses textos com aquelas que ocorrem em textos infantis. Pretende-se, dessa forma, contribuir com as reflexões sobre as possíveis relações entre os enunciados falados e escritos, desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa Estudos Sobre a Linguagem (GPEL/CNPq).

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