Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento computacional para modelagem tridimensional de estruturas de concreto armado

Processo: 06/05843-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa
Beneficiário:André Luís Gamino
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Modelagem computacional   Estruturas de concreto armado   Análise estrutural   Método dos elementos finitos

Resumo

Este projeto visa à modelagem computacional tridimensional (3D) de estruturas de concreto armado com modelos avançados de comportamento estrutural de seus componentes e da interação entre estes, utilizando o Método dos Elementos Finitos. A proposta contempla o desenvolvimento de uma plataforma que combina as funcionalidades do programa FRANC3D (Universidade Cornell) relativas à geração e pós-processamento de modelos para análise numérica em 3D, com modelos de análise a serem implementados no programa FEMOOP (PUC-Rio/EPUSP). Neste desenvolvimento propõem-se implementações de modelos constitutivos para o concreto (integridade e fissuração incorporada) bem como a representação de armaduras discretas e incorporadas, com modelagem de efeitos não-lineares relacionados à perda de aderência entre o aço e o concreto. Dois projetos financiados pela FAPESP, em andamento, estão relacionados a esta proposta, ambos descritos ao longo do texto, e serão beneficiados pelos recursos de modelagem numérica a serem desenvolvidos. Trabalhos recentes em modelagem e desenvolvimento de plataformas 2D para análise de estruturas de concreto realizadas pelo proponente em seu doutorado serão estendidos para uma plataforma 3D. O desenvolvimento de seu trabalho de doutorado incluiu uma revisão completa da arquitetura do sistema QUEBRA2D-FEMOOP visando à viabilização dos recursos computacionais implementados para modelos 2D, tendo em vista ainda sua extensão à modelagem 3D aqui proposta. Com isto, ao final do período espera-se contar com um sistema de modelagem numérica, combinando os sistemas FRANC3D e FEMOOP, que permita a modelagem numérica tridimensional do comportamento do concreto estrutural, com recursos similares àqueles atualmente disponíveis com o sistema QUEBRA2D-FEMOOP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAMINO, ANDRE LUIS; MANZOLI, OSVALDO LUIS; ANTUNES DE OLIVEIRA E SOUSA, JOSE LUIZ; BITTENCOURT, TULIO NOGUEIRA. 2D evaluation of crack openings using smeared and embedded crack models. Computers and Concrete, v. 7, n. 6, p. 483-496, DEC 2010. Citações Web of Science: 4.
GAMINO, ANDRE LUIS; BITTENCOURT, TULIO NOGUEIRA; ANTUNES DE OLIVEIRA E SOUSA, JOSE LUIZ. Finite element computational modeling of externally bonded CFRP composites flexural behavior in RC beams. Computers and Concrete, v. 6, n. 3, p. 187-202, JUN 2009. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.