Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do gênero ciclo mentrual e do uso de contraceptivo oral sobre a atividade eletromiográfica e a sensibilidade dolorosa dos músculos da mastigação em indivíduos portadores de disfunção..

Processo: 05/59626-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Cecília Ferraz de Arruda Veiga
Beneficiário:Tatiane de Freitas Salvador
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Eletromiografia   Dor facial

Resumo

A diferença entre os gêneros na dor orofacial é ainda pouco compreendida. Por isso, o objetivo do trabalho será o de investigar: se o gênero, as fases do ciclo menstrual e o uso de contraceptivo oral (CO), podem influenciar o sinal eletromiográfico (EMG) e a sensibilidade dolorosa de indivíduos portadores de DTM miogênica, Inicialmente, serão submetidos à análise EMG dos músculos mastigatórios, 40 voluntárias não-usuárias de CO, sendo 20 com dor e DTM - grupos experimentais, e 20 sem dor e sem DTM - grupos controle. O grupo de mulheres inclui também, 40 voluntárias usuárias de CO, sendo 20 com dor e DTM - grupos experimentais, e 20 sem dor e sem DTM - grupos controle. Para investigar a diferença entre os gêneros, o sinal EMG das mulheres, será comparado ao dos homens. Neste caso, serão submetidos à análise EMG dos músculos mastigatórios, 40 voluntários masculinos, 20 com dor e DTM - grupos experimentais, e 20 sem dor e sem DTM - grupos controle. As análises EMGs, serão realizadas nas voluntárias femininas em diferentes fases do ciclo menstrual, e nos voluntários masculinos, em períodos e número de vezes correspondentes. O exame EMG será coletado pelo sistema de aquisição de sinais e software (Myosystem I®) com eletrodos de superfície. Os dados serão avaliados pela análise estatística descritiva, consistindo de porcentagens, médias, desvio padrão, erro padrão da média. Será usado o teste T de Student, pare avaliar diferenças entre a média dos valores de RMS. (AU)