Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos componentes do complexo de transcrição e reparo TFIIH, AtXPB1, e AtXPB2 de Arabidopsis thaliana, no reparo de DNA e na transcrição gênica

Processo: 05/56548-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Marie-Anne van Sluys
Beneficiário:Hana Paula Masuda
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/13255-5 - Genes de reparo de DNA: análise funcional e evolução, AP.TEM
Assunto(s):Fator de transcrição TFIIH   Arabidopsis thaliana   Reparo do DNA   Transcrição genética   Expressão gênica

Resumo

Mecanismos de reparo do DNA são essenciais para minimizar o acúmulo de lesões no DNA. Um dos mecanismos utilizados pelas plantas é o reparo por Excisão de Nucleotídeos (NER). A subunidade XPB do complexo multi-protéico TFIIH, um dos componentes da via NER, exerce funções importantes durante o reparo e transcrição. Arabidopsis thaliana apresenta duas cópias deste gene, ao invés de uma. Resultados do grupo indicam algumas diferenças no padrão de expressão dos genes AtXPB, sugerindo funções diferentes. Na tentativa de elucidar possíveis funções diferenciais entre os homólogos AtXPB, este projeto visa caracterizar os domínios e interações protéicas dos homólogos AtXPB. Para isso, proteínas quimera serão construídas contendo as regiões dos homólogos AtXPB responsáveis pela transcrição e/ou reparo de DNA através da construção de proteínas quimeras utilizando os domínios helicase e ATPase de Rad25/XPB de leveduras e a região carboxi-terminal de AtXPBI 12. Através de experimentos de complementação em leveduras e duplo-híbrido utilizando estas proteínas quimeras será possível delinear a participação de cada um dos homólogos de AtXPB envolvidos em transcrição e/ou reparo e, eventualmente saber se fazem parte dos mesmos subcomplexos. Uma segunda alternativa é verificar se os homólogos AtXPB1/2 interagem com outros fatores transcricionais envolvidos na transcrição, como por exemplo TFIIE. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MASUDA, HANA PAULA; NAKABASHI, MYNA; MORGANTE, PATRICIA G.; KAJIHARA, DANIELA; DE SETTA, NATHALIA; MARTINS MENCK, CARLOS FREDERICO; VAN SLUYS, MARIE-ANNE. Evidence for sub-functionalization of tandemly duplicated XPB nucleotide excision repair genes in Arabidopsis thaliana. Gene, v. 754, SEP 5 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.