Busca avançada
Ano de início
Entree

História natural de Hypsiboas albopunctatus na Região de Rio Claro, Estado de São Paulo

Processo: 08/53553-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Célio Fernando Baptista Haddad
Beneficiário:Fábio Perin de Sá
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Anura   Mecanismos de defesa   Hylidae   História natural   Biologia reprodutiva

Resumo

O projeto tem como objetivo o estudo da história natural do anfíbio anuro da família Hylidae Hypsiboas albopunctatus, com enfoque no comportamento defensivo e na biologia reprodutiva. Este estudo será realizado na região de Rio Claro, Estado de São Paulo, principalmente no sítio Cantaclaro, localizado no Distrito de Itapé, ficando a 20 km do centro da cidade, Apesar da sua ampla distribuição no Brasil, ainda não há estudos detalhados sobre a história natural de H. albopunctatus, desta forma, serão observados os aspectos do comportamento da espécie quanto à defesa e à reprodução, avaliados tanto no campo como no Laboratório de Herpetologia da UNESP de Rio Claro. Aspectos da biologia reprodutiva que serão observados são: descrição e discussão da distribuição temporal e distribuição espacial, da comunicação acústica, das estratégias reprodutivas, dos modos reprodutivos e do período de atividade reprodutiva da espécie; observação, descrição e discussão de comportamentos sociais, incluindo corte, macho satélite, territorialidade, amplexo e desova. Dados meteorológicos serão obtidos para verificação de influências abióticas. As saídas de campo serão realizadas num período de 12 meses, que compreenderá o período entre agosto de 2008 e julho de 2009, ocorrendo, de modo geral, mensalmente. Estes estudos no campo serão iniciados pouco antes do pôr do sol e prosseguirão até o momento em que as atividades de vocalização se cessarem ou diminuírem significativamente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SA, FABIO P.; ZINA, JULIANA; HADDAD, CELIO F. B. Reproductive Dynamics of the Neotropical Treefrog Hypsiboas albopunctatus (Anura, Hylidae). Journal of Herpetology, v. 48, n. 2, p. 181-185, JUN 2014. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.