Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunidade de anfíbios anuros como ferramenta para avaliação de impactos do cultivo de Eucalyptus sobre os campos das serranias do pampa brasileiro e uruguaio

Processo: 09/54876-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 06 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Célio Fernando Baptista Haddad
Beneficiário:Tiago Gomes dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/50928-1 - Especiação de anfíbios anuros em ambientes de altitude, AP.TEM
Assunto(s):Anfíbios   Anura   Eucalipto   Estrutura das comunidades   Pampas   Brasil   Uruguai

Resumo

Anfíbios anuros são particularmente susceptíveis a alterações do hábitat e as lavouras arbóreas são consideradas uma nova força econômica em franca expansão, responsáveis pela supressão de extensas áreas nativas. Os maiores impactos ambientais da Silvicultura são encontrados onde a atividade é desenvolvida sobre sistemas campestres e arbustivos, historicamente negligenciados quanto à preservação e prioritários para a conservação da biodiversidade. Entretanto, nada se conhece sobre os efeitos dessas lavouras arbóreas sobre a Anurofauna em tais condições ambientais. Nesse contexto, a proposta do presente estudo é utilizar a estrutura de comunidades de anfíbios anuros como ferramenta para acessar os possíveis impactos das lavouras de Eucalyptus sobre remanescentes campestres das serranias pampianas do Brasil e Uruguai. Os objetivos propostos são: i) caracterizar a Anurofauna das áreas de altitude do Pampa brasileiro e uruguaio; ii) utilizar testes de hipóteses para comparar a riqueza e a composição taxonômica das comunidades de anfíbios anuros do campo nativo com lavouras de Eucalyptus e iii) verificar se as variáveis físico-químicas da água comumente alteradas pelo cultivo de Eucalyptus (e.g. pH e salinidade) afetam negativamente o uso dos corpos d'água lênticos como sítios de reprodução de anfíbios anuros em áreas de altitude do bioma Pampa. O presente estudo está vinculado ao Projeto Temático Especiação de anfíbios anuros em ambientes de altitude, processo FAPESP nº 2008/50928-1. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES SACCOL, SUELEN DA SILVA; RIGON BOLZAN, ANA MARIA; DOS SANTOS, TIAGO GOMES. In the Shadow of Trees: Does Eucalyptus Afforestation Reduce Herpetofaunal Diversity in Southern Brazil?. South American Journal of Herpetology, v. 12, n. 1, p. 42-56, APR 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.