Busca avançada
Ano de início
Entree

Características das emissões otoacústicas por transientes em lactentes portadores de infecções congênitas

Processo: 06/55140-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Alessandra Spada Durante
Beneficiário:Jordana Rodrigues da Silveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência auditiva   Lactentes

Resumo

O diagnóstico precoce da deficiência auditiva é de fundamental importância para que possa ser feita a intervenção adequada o mais rápido possível. De acordo com o levantamento realizado por LEONE, (2005) em infecções congênitas mais recorrentes no setor de Pediatria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo Hospital são: citomegalovirus, sífilis, toxoplasmose, rubéola e HIV. O registro das emissões otoacústicas (EOA) tem sido muito indicado, por ser um exame rápido, não invasivo de fácil aplicação, com a objetivo de avaliar a função coclear, mais especificamente as células ciliadas externas. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo caracterizar as emissões otoacústicas por transientes em lactentes portadores de infecções congênitas. Material e Método: Serão avaliados 60 lactentes nascidos na maternidade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, sendo 30 lactentes portadores de infecções congênitas (grupo estudo) e 30 lactentes saudáveis, sem indicador de risco auditivo (grupo controle). O procedimento utilizado será a captação das EOA por transiente por meio do analisador de emissões cocleares "Capella-Madsen". Os estímulos utilizados serão cliques de banda larga no modo não linear. Os resultados serão registrados em planilha Excel, analisados estatisticamente e publicados em periódico cientifico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JORDANA RODRIGUES DA SILVEIRA; ALESSANDRA SPADA DURANTE; KÁTIA DE ALMEIDA; CARLOS KAZUO TAGUCHI; MARIA CECÍLIA GRECO. Emissões otoacústicas em lactentes expostos a infecção intra-útero. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 2, p. -, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.