Busca avançada
Ano de início
Entree

Política, sociedade e religião: enquadramentos das eleições 2010 na Folha Universal

Processo: 10/09183-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Danilo Rothberg
Beneficiário:Mariane Bovoloni Dias
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Pentecostalismo   Igreja Universal do Reino de Deus   Comunicação de massa   Jornais   Política e governo   Eleições (processo político)

Resumo

Dados dos últimos 60 anos indicam crescimento constante de evangélicos no Brasil, ao passo que decresce o número de católicos. Entre os fatores apontados para explicar a expansão pentecostal, está o proselitismo dirigido à conquista de estratos de baixa renda, que se tornariam simpáticos às promessas de ascensão social e resolução de males diversos, e o impacto da comunicação mediada, que permitiram inclusive o preenchimento de espaços na política formal, com a eleição de representantes no Congresso Nacional. A estratégia de ocupação simultânea do espaço político e do cenário midiático pode ser uma razão para o crescimento mais rápido da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) entre as cinco organizações que concentram 85% dos fiéis pentecostais. A Folha Universal, jornal impresso que circula entre as igrejas iurdianas de todo o Brasil, atinge atualmente tiragens semanais médias entre 2,5 e 3,5 milhões de exemplares. Estudos indicam que a Folha Universal não é meramente um jornal institucional. Ao invés, se dedica com sistematização a se afirmar como fonte de informação política aos seus leitores, de maneira a projetar candidatos e mandatários que defendem as propostas da IURD para a vida pública brasileira. Este projeto de pesquisa propõe identificar, descrever e analisar os enquadramentos das matérias jornalísticas das edições semanais do jornal "Folha Universal", editado pela Igreja Universal do Reino de Deus, publicadas entre 10 de junho e 30 de setembro de 2010 a fim de caracterizar as demandas sociais, econômicas e políticas consideradas mais relevantes pela IURD como prioritárias à gestão pública e apontar as perspectivas simbólicas construídas pela "Folha Universal" para projetar suas candidaturas e desqualificar opositores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)