Busca avançada
Ano de início
Entree

Sedimentologia e estratigrafia do Grupo Jacadigo, maciço do urucum (MS)

Processo: 06/50845-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Paulo César Boggiani
Beneficiário:Bernardo Tavares Freitas
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoproterozoico   Glaciação   Sedimentologia

Resumo

O projeto de Iniciação Cientifica tem por objetivo contribuir com o conhecimento geológico do Grupo Jacadigo através de estudo sedimentológico e estratigráfico da sucessão siliciclástica a química com intercalates clásticas, representada pela Formação Urucum e BIFs da Formação Santa Cruz. A qualidade e preservação do caráter sedimentar das exposições do Grupo Jacadigo faz do enfoque proposto uma importante contribuição ao entendimento dos depósitos de ferro sedimentar, característicos do registro pré-cambriano em todo o mundo. O trabalho consistirá no levantamento de seções estratigráficas da referida unidade, exposta no Maciço do Urucum (MS), com detalhamento de fácies apoiada em investigação petrográfica, e estudo de sua gênese. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREITAS, BERNARDO T.; WARREN, LUCAS V.; BOGGIANI, PAULO C.; DE ALMEIDA, RENATO PAES; PIACENTINI, THIAGO. Tectono-sedimentary evolution of the Neoproterozoic BIF-bearing Jacadigo Group, SW-Brazil. SEDIMENTARY GEOLOGY, v. 238, n. 1-2, p. 48-70, JUN 15 2011. Citações Web of Science: 33.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.