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Aprendizagem observacional e formação de equivalência em crianças pré-escolares

Processo: 00/09502-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 31 de outubro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Tales Carnelossi Lazarin
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Condicionamento (psicologia)   Educação especial

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo promover a aprendizagem por observação em crianças pré-escolares. Algumas manipulações experimentais serão introduzidas ao procedimento utilizado por MacDonald et al (1986) (estímulos familiares, instrução para observação e crianças pré-escolares como participantes) com intuito de produzir melhores resultados em relação à aprendizagem observacional do que aqueles por eles obtidos. Os participantes serão 12 pré-escolares que serão distribuídos em duplas. Os participantes de números ímpares receberão treino individual das relações (BA), enquanto os participantes de números pares receberão treino das relações (CA), ocorrendo em seguida os respectivos testes de simetria. Em seguida-, os participantes serão colocados em duplas, compostas de um participante que aprendeu as relações BA e de outro que aprendeu CA. Cada um deles terá a oportunidade de responder às tentativas previamente aprendidas e de observar as respostas emitidas pelo colega. Testes individuais serão apresentados, em seguida, para verificar a emergência das relações observadas, as de simetria e transitividade, e simetria das relações observadas. (AU)