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Habilidades matemáticas para jovens com deficiência mental: desenvolvimento e avaliação de um currículo baseado em equivalência de estímulos

Processo: 00/09294-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Priscila Mara de Araujo
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência mental   Adolescentes   Equivalência de estímulos

Resumo

O presente projeto tem como objetivo desenvolver e avaliar um currículo para ensinar jovens com Deficiência Mental as habilidades de manuseio de dinheiro, através do procedimento de equivalência de estímulos. A metodologia constará de duas partes: a primeira, onde será organizada a grade curricular; e a segunda, onde será aplicado e testado o procedimento de ensino. Esta segunda parte inclui: Experimento I - Equivalência numérica; Experimento II - Equivalência monetária; Experimento III - Operações básicas; e, Experimento IV - Generalização e manutenção. Os Participantes serão 10 adolescentes com D. M. moderada/severa que estejam participando do processo de preparação para o trabalho. Será avaliada a eficácia do procedimento de ensino, quanto a: (a) análise de quais relações foram aprendidas; (b) o número de sessões necessárias para cada tipo de relação; (c) se relações não treinadas emergiram em função de outras treinadas; (d) concluir sobre a viabilidade ou não do currículo para o ensino de habilidades de manuseio de dinheiro para pessoas com D.M. moderada/severa. (AU)