Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino de ressuscitação cardiopulmonar por alunos de medicina em escolas de nível primário

Processo: 09/06390-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Antônio Pazin Filho
Beneficiário:Lucas Gaspar Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Serviços médicos de emergência   Socorro de urgência   Reanimação cardiopulmonar   Ensino   Educação em saúde   Escolas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino | Escolas Primárias | Ressuscitação Cárdio-Pulmonar | Emergência

Resumo

Embasamento: O treinamento de população leiga em suporte básico de vida (SBV) através de diversos métodos, sendo o ensino em escolas primárias um destes métodos que tem sido praticado de diversas formas. Na realidade brasileira, o ensino primário público enfrenta diversos problemas, havendo migração para escolas particulares na tentativa de melhor preparo dos alunos que objetivam um ensino superior de qualidade. Esta condição pode implicar diferenças importantes nos alunos para aceitação e retenção do ensino de RCP. Um fator que encarece os custos do treinamento é a disponibilidade de instrutores capacitados para fornecer um curso de qualidade em RCP. O conceito de árvore de treinamento, no qual um profissional mais graduado supervisiona instrutores menos graduados numa sequência contínua até atingir o aluno de nível primário tem sido utilizado e tem sido proposto que os alunos de medicina poderiam exercer parte nesta cadeia de treinamento, com a vantagem de ampliar o conhecimento médico sobre ressuscitação. Objetivos: Este estudo busca avaliar a implementação de um modelo de ensino de RCP em escolas padronizado e preconizado pelo ILCOR, utilizando alunos de graduação em medicina como disseminadores do conhecimento para avaliar a retenção imediata do conhecimento entre escolas públicas e privadas. Metodologia: POPULAÇÃO DE ESTUDO - Será constituída por 160 alunos de oitava série de escolas primárias de Ribeirão Preto, sendo que 80 alunos serão oriundos de duas escolas públicas e os demais de duas escolas privadas. INSTRUMENTO – Será aplicado um instrumento desenvolvido exclusivamente para o estudo, imediatamente antes e após o treinamento de RCP que será realizado de acordo com o programa "RCP PARA FAMILIARES E AMIGOS" da American Heart Association. PLANO DE ANÁLISE DOS DADOS - As variáveis categóricas serão expressas em porcentagem e as variáveis quantitativas em média e desvio padrão, como medidas de tendência central. Para a comparação das variáveis categóricas, utilizar-se-á o teste de Qui-Quadrado. Para a comparação das variáveis contínuas, será utilizada análise de variância (ANOVA) para a comparação entre três ou mais grupos, aplicando-se o pós teste de Bonferroni para múltiplas comparações. Para todos os testes utilizados, considerar-se-á significância estatística um valor de p < 0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)