Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese eletroquímica de nanopartículas metálicas em meio aquoso e em líquidos iônicos para aplicação em células à combustível de etanol e glicerol diretos

Processo: 10/03534-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Germano Tremiliosi Filho
Beneficiário:Luiz Henrique da Silva Gasparotto
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/07629-6 - Eletrocatálise IV: aspectos fundamentais e aplicados dos processos eletrocatalíticos, bio-eletrocatálise e instabilidades cinéticas, AP.BIOEN.TEM

Resumo

Um dos desafios mais importantes para a comercialização de células à combustível é a preparação de catalisadores ativos, robustos e de baixo custo. Ênfase é dada ao desenvolvimento de catalisadores nanopartículados com tamanho, composição e morfologia controláveis. Métodos químicos de produção de nanopartículas metálicas são usualmente empregados, porém, apesar de serem adequados para a produção em larga escala, o controle efetivo do tamanho de partícula ainda deixa a desejar. Nesse sentido métodos eletroquímicos são mais vantajosos, pois as etapas cruciais da síntese dependem do ajuste da densidade de corrente ou sobrepotencial aplicados, o que é facilmente controlável. Neste projeto de pós-doutoramento pretendemos sintetizar eletroquimicamente e caracterizar nanopartículas metálicas de Pt, Au e Ni-M1-M2 (M1= Fe e M2 = Co), em meio aquoso e também em líquidos iônicos, imobilizadas num substrato (eletrodo) e também dispersas em solução. Serão estudadas a influência do tipo de líquido iônico no tamanho de partícula e a interação nanopartícula/estabilizador quando a síntese ocorrer em meio aquoso. Embora o objetivo primário esteja focado em ciência básica, esperamos que as nanopartículas sejam futuramente aplicadas com sucesso como catalisadores em células à combustível de etanol e glicerol diretos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, J. F.; GARCIA, A. C.; GASPAROTTO, L. H. S.; DE SOUZA, N. E.; FERREIRA, E. B.; PIRES, C.; TREMILIOSI-FILHO, G. Influence of silver on the glycerol electro-oxidation over AuAg/C catalysts in alkaline medium: a cyclic voltammetry and in situ FTIR spectroscopy study. Electrochimica Acta, v. 144, p. 361-368, OCT 20 2014. Citações Web of Science: 28.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.