Busca avançada
Ano de início
Entree

Interferências de estímulos visuais na produção escrita de ouvintes sem queixas de alterações na escrita

Processo: 08/11474-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Juliana Ramos Casemiro
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Redação   Leitura   Escrita (linguística)

Resumo

A pesquisa "Interferências de Estímulos Visuais na Produção Escrita de Ouvintes sem Queixas de Alterações na Escrita" tem por objetivo analisar a aquisição da produção escrita de estudantes de ensino fundamental de escola pública, de modo a observar como diferentes tipos de imagens podem contribuir para o desenvolvimento da narrativa escrita. Para tanto, será baseada em imagens que apresentem figuras em sequência lógico-temporal bem como em uma figura de ação. Serão sujeitos desta pesquisa 30 participantes ouvintes sem queixa de distúrbio de Leitura e Escrita, de ambos os sexos, com escolaridade variando entre 3ª série e 4ª série do Ensino Fundamental, independente da idade. Todos os pais dos alunos das terceiras e quartas séries serão convidados para comparecerem em uma reunião onde serão esclarecidos sobre a pesquisa e se concordarem assinarão um termo de consentimento para participação na mesma e responderão a uma anamnese (questionário sobre os dados pessoais de cada criança). Para a seleção dos sujeitos será realizada uma triagem auditiva, na própria escola, para garantir a audição dentro dos limites de normalidade. Também serão avaliados quanto à leitura e a escrita para verificar se não há queixa de distúrbios da comunicação (oral e de leitura e escrita). Para a coleta de dados, os estudantes serão avaliados em grupos pequenos, por meio de provas de produção escrita baseadas em figuras em sequência lógica e figura de ação. Os dados serão encaminhados para tratamento estatístico e serão avaliados qualitativamente segundo os critérios das competências comunicativas (linguística, genérica e enciclopédica). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA SILVIA CÁRNIO; JULIANA RAMOS CASEMIRO; KAREN BARROS RIBEIRO; APARECIDO JOSÉ COUTO SOARES. Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 26, n. 3, p. -, 2013.
JULIANA RAMOS CASEMIRO; KAREN BARROS RIBEIRO; TATIANA RIBEIRO GOMES DA MATTA; APARECIDO JOSÉ COUTO SOARES; MARIA SILVIA CÁRNIO. Interferências de estímulos visuais na produção escrita de escolares ouvintes sem queixas de alterações na escrita. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 16, n. 4, p. -, Dez. 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.