Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da trajetória de surdos na preparação para o teatro em LIBRAS

Processo: 06/51292-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Viviane Aparecida Clemente da Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação humana   Surdez   Teatro   Expressão corporal   Jogos teatrais   Linguagem de sinais   Língua Brasileira de Sinais

Resumo

O teatro é uma arte antiga que acompanha a sociedade uma na e sua cultura (Lukin, 1997), sendo um meio importante para expressão dos sentimentos, emoções e idéias. O teatro e a dança podem ser fatores relevantes para a integração dos surdos junto à sociedade, promovendo sua cultura e possibilitando o desenvolvimento de sua identidade e diversidade (Fux,1988; Sweet,2003). O objetivo deste estudo é analisar como as aulas de teatro ampliam os conhecimentos teóricos sobre teatro em Libras dos surdos participantes do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica (LIF) em Leitura e Escrita do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP, e como esta aquisição de conhecimentos melhora a sua comunicação em Libras. Os dados de avaliação inicial foram analisados por uma outra bolsista, sendo que neste atual projeto pretende-se dar continuidade à análise das práticas com o teatro em Libras (em andamento), por meio das filmagens dos alunos surdos ao longo das atividades de preparação para o teatro através de aulas de expressão corporal, jogos teatrais e das aulas de teatro em Língua de Sinais (Libras). São sujeitos dessa pesquisa a professora de teatro, a instrutora de Libras e dez alunos surdos que freqüentam terapia fonoaudiológica no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Leitura e Escrita do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP, de ambos os sexos, com idade variando entre 9 e 16 anos, escolaridade entre 2ª série do Ensino Fundamental à 1ª série do Ensino Médio, porém com nível funcional de leitura muito próximo, sendo a maioria. (AU)