Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da trajetória de surdos na preparação para o teatro em LIBRAS

Processo: 04/07686-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2004
Vigência (Término): 31 de outubro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Leticia Ribeiro de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação humana   Expressão corporal   Surdez   Linguagem de sinais   Língua Brasileira de Sinais   Jogos teatrais   Teatro

Resumo

O teatro é um meio importante para expressão dos sentimentos, idéias e emoções. O teatro e a dança podem ser fatores relevantes para a integração dos surdos juntos à sociedade, promovendo sua cultura e possibilitando o desenvolvimento de sua identidade e diversidade (Fux, 1988; Sweet, 2003). Este estudo tem por objetivo analisar a trajetória de alunos surdos participantes do LIF em Leitura e Escrita do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP ao longo das aulas de preparação para o teatro em Língua de Sinais (LIBRAS). Pretende-se também levantar as metodologias utilizadas nas aulas de teatro com o instrutor surdo e com uma aluna ouvinte. Serão sujeitos dessa pesquisa 10 adolescentes surdos sem outro comprometimento, de ambos os sexos, com idade variando entre 12 e 23 anos, e escolaridade entre de 3ª à 8ª série, que freqüentam terapia no referido laboratório. Os sujeitos serão atendidos em terapia fonoaudiológica pelas estagiárias do Laboratório e participarão de um projeto integrado de expressão corporal e jogos teatrais e de aulas de teatro em Língua de Sinais organizado por um instrutor surdo que dará aulas de teatro e de LIBRAS com a participação conjunta de uma aluna do curso de teatro da ECA/USP, bem como da bolsista de iniciação cientifica. Para o estudo em questão, os sujeitos serão avaliados através de questionários e de filmagens esporádicas das aulas de teatro em LIBRAS, de expressão corporal, facial e jogos teatrais. Os dados serão tratados e analisados qualitativa e quantitativamente para avaliar a trajetória dos sujeitos no desenvolvimento de peças teatrais e quanto ao conhecimento dos mesmos sobre teatro. Também será feita uma análise das metodologias utilizadas nas aulas de teatro. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.