Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um espectrômetro de emissão em plasma induzido por laser e avaliação de sistemas de detecção alternativos

Processo: 05/04456-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Celio Pasquini
Beneficiário:Fabiano Barbieri Gonzaga
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Instrumentação   Espectrometria de emissão atômica por plasma acoplado indutivamente

Resumo

A espectrometria de emissão em plasma induzido por laser (LIBS), uma técnica relativamente recente em relação às técnicas de espectrometria atômica mais utilizada e com desenvolvimento bem estabelecido, baseia-se na incidência da radiação de um laser sobre uma pequena região da amostra provocando sua ablação, formação de plasma e emissão de luz característica dos constituintes da amostra. Devido às suas diversas vantagens frente às outras técnicas de espectrometria atômica, como análise direta de praticamente qualquer tipo de amostra, característica praticamente não destrutiva e análise de microrregiões da amostra, a técnica de LIBS tem sido tema de diversos projetos de pesquisa internacionais visando o desenvolvimento, ainda incipiente, da técnica. Este projeto propõe a montagem de um instrumento LIBS utilizando três sistemas de detecção: um empregando tecnologia de última geração, baseado em mocromador tipo “Echelle" e arranjo bidimensional de detectores de acoplamento de carga intensificado (ICCD); e dois sistemas de detecção alternativos, de baixo custo, sendo o primeiro baseado em filtro óptico-acústico sintonizável (AOTF) e fotomultiplicadora e o segundo baseado em rede de difração de baixa resolução e arranjo linear de fotodiodos. Os sistemas de detecção alternativos serão avaliados através da utilização do instrumento LIBS no desenvolvimento de métodos quantitativos para determinação de elementos de interesse em amostras de ligas metálicas, eventualmente utilizando métodos de calibração multivariada para compensar possíveis perdas de resolução espectral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONZAGA, FABIANO BARBIERI; PASQUINI, CELIO. A low cost short wave near infrared spectrophotometer: Application for determination of quality parameters of diesel fuel. Analytica Chimica Acta, v. 670, n. 1-2, p. 92-97, JUN 18 2010. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.