Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da afinidade dos receptores nucleares de hormônios tireoideanos aos seus elementos responsivos DR-1, DR-4, F2 e TREpal

Processo: 07/01441-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Igor Polikarpov
Beneficiário:Marcos Tadeu Geraldo
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Hormônios tireóideos   Receptores citoplasmáticos e nucleares   Receptores hormonais

Resumo

Nesse projeto pretende-se verificar a afinidade de ligação do TR completo, isoformas alfa e beta, com 4 diferentes elementos responsivos do DNA. Como metodologia, serão feitos ensaios de expressão e purificação para a obtenção das amostras puras da proteína TR. Posteriormente, será usada a técnica de anisotropia por fluorescência para a medição indireta da cinética das moléculas em solução. A anisotropia será utilizada para investigar forças dominantes envolvidas na interação proteína-DNA. Pretende-se encontrar os valores das constantes de dissociação dos complexos TR com seus diferentes HREs, saber se esse tipo de interação é cooperativa e que elementos facilitam ou dificultam a ligação no DNA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIGLIORINI FIGUEIRA, ANA CAROLINA; LIMA, LUIS MAURICIO T. R.; LIMA, LEONARDO H. F.; RANZANI, AMERICO T.; MULE, GUILHERME DOS SANTOS; POLIKARPOV, IGOR. Recognition by the Thyroid Hormone Receptor of Canonical DNA Response Elements. BIOCHEMISTRY, v. 49, n. 5, p. 893-904, 2010. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.