Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos estruturais e cinéticos de proteases de subtipos brasileiros de HIV-1 e seus complexos com inibidores

Processo: 04/11890-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2005
Vigência (Término): 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica
Pesquisador responsável:Igor Polikarpov
Beneficiário:Sandra Krauchenco
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/03387-4 - Estudos estruturais de proteínas usando luz síncrotron, AP.TEM

Resumo

A AIDS é a doença infecciosa que mais mata no mundo, tendo ceifado a vida de cerca de 28 milhões de pessoas desde o seu surgimento. Existem cerca de 38 milhões de pessoas contaminadas com HIV hoje. Entretanto os diversos tipos de terapias anti-retrovirais existentes ainda não foram capazes de extinguir a doença, pois os vírus HIV apresentam altas taxas de mutações e cepas virais resistentes aos inibidores já foram identificadas em todos os países onde o tratamento é utilizado, inclusive no Brasil. Além disso, o vírus HIV apresenta vários subtipos que diferem entre si entre 10-30% em seus genomas e têm uma distribuição geográfica diversificada. Desde que a maioria esmagadora dos estudos e dos tratamentos disponíveis foi desenvolvida e testada contra o subtipo B, que é responsável por 95% das infecções nos EUA e Europa Ocidental, uma importante questão surge sobre a efetividade desses medicamentos contra subtipos diferentes de B. Por essa razão, neste trabalho, estamos propondo a caracterização catalítica e estrutural das proteases de HIV-1 do subtipo F e B provenientes do Brasil na ausência e na presença de inibidores. Serão estudados seis inibidores amplamente utilizados clinicamente (amprenavir, indinavir, lopinavir, nelfinavir, ritonavir e saquinavir). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KRAUCHENCO, SANDRA; MARTINS, NADIA H.; SANCHES, MARIO; POLIKARPOV, IGOR. Effectiveness of commercial inhibitors against subtype F HIV-1 protease. Journal of Enzyme Inhibition and Medicinal Chemistry, v. 24, n. 3, p. 638-645, 2009. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.