Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos bioquímicos e estruturais dos sistemas celulolíticos de Trichoderma reesei e Phanerochaete chrysosporium aplicados à melhoria da eficiência de degradação de biomassa

Processo: 09/11536-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Igor Polikarpov
Beneficiário:Cesar Moises Camilo
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/56255-9 - Structure and function of enzymes and auxiliary proteins from Trichoderma, active in cell-wall hydrolysis, AP.BIOEN.TEM

Resumo

Com o aumento da demanda mundial por energia e o encolhimento dos recursos energéticos, a utilização de biomassa lignocelulósica para a produção de biocombustíveis oferece uma alternativa renovável promissora. O fungo celulolítico filamentoso Trichoderma reesei, é conhecido por ser um eficiente produtor de celulases e hemicelulases que atuam de maneira sinérgica para degradar materiais lignocelulósicos. T. reesei produz uma gama de enzimas, incluindo celobiohidrolases (CBHI e CBHII), endoglucanases (EGI, EGII e outras) e beta-glicosidases (Bgl), capazes de hidrolisar ligações glicosídicas presentes em celulose e hemicelulose, mas sem capacidade de hidrolisar lignina. O fungo filamentoso Phanerochaete chrysosporium tem o potencial de degradar de forma eficiente, os três principais componentes da parede vegetal (celulose, hemicelulose e lignina), o que desperta a sua utilização, por exemplo, no pré-tratamento na biomassa. Nossa proposta é estudar o arsenal celulolítico de T. reesei (as principais celobiohidrolases (CBHI e CBHII) e endoglucanases (EGI e EGII)) em nível enzimático e estrutural e compará-lo com o de Phanerochaete chrysosporium. Essa comparação pode ser valiosa tanto para o entendimento do mecanismo catalítico e das diferenças de atividades das endo e exoglicosidases dos fungos em questão, como para possível suplementação das atividades celulásicas de T. reesei com atividades ligninásicas de P. chrysosporium no nível protéico e genético. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEIKI KADOWAKI, MARCO ANTONIO; CAMILO, CESAR MOISES; MUNIZ, AMANDA BERNARDES; POLIKARPOV, IGOR. Functional Characterization and Low-Resolution Structure of an Endoglucanase Cel45A from the Filamentous Fungus Neurospora crassa OR74A: Thermostable Enzyme with High Activity Toward Lichenan and beta-Glucan. MOLECULAR BIOTECHNOLOGY, v. 57, n. 6, p. 574-588, JUN 2015. Citações Web of Science: 7.
CAMILO, CESAR M.; POLIKARPOV, IGOR. High-throughput cloning, expression and purification of glycoside hydrolases using Ligation-Independent Cloning (LIC). Protein Expression and Purification, v. 99, p. 35-42, JUL 2014. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.