Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção heteróloga de proteases de HIV de subtipos brasileiros para estudos cristalográficos e enzimáticos

Processo: 03/09461-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2003
Vigência (Término): 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Igor Polikarpov
Beneficiário:Nádia Helena Martins
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/03387-4 - Estudos estruturais de proteínas usando luz síncrotron, AP.TEM
Assunto(s):Cristalografia de proteínas   HIV

Resumo

A AIDS pode ser considerada uma das mais graves epidemias da história. Atualmente existem 3,1 milhões de pessoas vivendo com HIV ou AIDS em todo o mundo. Nos últimos dez anos, têm havido grande progresso tanto na prevenção quanto no desenvolvimento de fármacos como inibidores de transcriptase reversa e protease. No entanto esses fármacos ainda não são capazes de extinguir a doença, e cepas virais resistentes aos inibidores já foram identificadas em todos os países onde o tratamento é utilizado. Dessa forma, torna-se muito importante o conhecimento das características desses mutantes para que se possa desenvolver estratégias específicas que levem a propostas de novos inibidores. Assim, esse projeto visa a produção de quatro proteases de HIV: do subtipo B selvagem, B mutante, sendo as três últimas de subtipos isolados de pacientes brasileiros resistentes à pelo menos um dos inibidores de protease comercialmente disponíveis. Essas proteases serão utilizadas em ensaios enzimáticos e cristalográficos, visando o entendimento das interações específicas que levam à resistências dessas enzimas aos inibidores. Além disso o projeto visa contribuir para a solidificação da formação da aluna, desde que envolve técnicas características dos trabalhos desenvolvidos por um grupo de biologia molecular estrutural. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, NÁDIA HELENA; CALAZANS, ALEXANDRE; BRINDEIRO, RODRIGO DE MORAES; TANURI, AMILCAR; ANTUNES, OCTAVIO AUGUSTO CEVA; POLIKARPOV, IGOR; SANCHES, MARIO. Crystallization of a non-B and a B mutant HIV protease. ACTA CRYSTALLOGRAPHICA SECTION D-BIOLOGICAL CRYSTALLOGRAPHY, v. 60, n. 9, p. 1625-1627, Sept. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.