Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos receptores de NMDA e benzodiazepínicos da matéria cinzenta periaquedutal na antinocicepção induzida pelo medo

Processo: 02/00736-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ricardo Luiz Nunes de Souza
Beneficiário:Joyce Mendes Gomes Tessari
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Analgesia

Resumo

Demonstrações de que a exposição ao labirinto em cruz elevado (LCE) induz antinocicepção em ratos e camundongos levantam questões quanto à mediação dos comportamentos defensivos e da resposta antinociceptiva. O presente estudo investigará o papel dos receptores dos aminoácidos excitatórios do tipo NMDA e dos receptores benzodiazepínicos da matéria cinzenta periaquedutal (MCP, estrutura pertencente ao sistema de defesa) nos índices de ansiedade (% entradas e % tempo nos braços abertos) e na resposta nociceptiva (teste da formalina) em camundongos expostos aos LCEs padrão, aberto e fechado. As drogas estudadas serão o AP-7, um antagonista de receptores NMDA e o diazepam. A exposição ao LCE aberto (situação inescapável) avaliará a influência da intensidade do estímulo aversivo sobre a magnitude da resposta nociceptiva. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES-GOMES‚ J.; NUNES-DE-SOUZA‚ R.L. Concurrent nociceptive stimulation impairs the anxiolytic effect of midazolam injected into the periaqueductal gray in mice. Brain Research, v. 1047, n. 1, p. 97-104, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.