Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise em microscopico eletronico de varredura da superficie dentinaria das paredes do canal radicular, apos aplicacao dos lasers nd:yag e diodo, do edta e do ultrasom.

Processo: 01/02883-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Fabio Luiz Camargo Villela Berbert
Beneficiário:Fernanda Bueno Pimenta
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Laser   Ácido edético

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar e comparar o efeito da aplicação dos lasers Nd:YAG e Diodo; do EDTA e do ultrasom, após o preparo biomecânico, sobre as paredes dentinárias do canal radicular, por meio de análise em microscópio eletrônico de varredura. Para isso, 40 dentes humanos, caninos superiores, obtidos do banco de dentes da Faculdade de Odontologia de Araraquara, serão instrumentados para posterior divisão em 4 grupos de 10 espécimes cada. O grupo 1, receberá tratamento com solução de EDTA 17% por 3 minutos; o grupo 2 receberá aplicação de ultrasom por 1 minuto; o grupo 3 será irradiado pelo laser Nd:YAG seguindo os parâmetros-1,5W, 10 Hz, 100mJ e o grupo 4 será irradiado pelo laser diodo sob a potência de 0,6W, durante 30 segundos. No grupo 3 serão feitas 4 aplicações de 10 segundos cada, totalizando 40 segundos por canal radicular. Após as aplicações, as raízes serão separadas pelo processo de clivagem, obtendo de duas hemi-faces, que serão fixadas, desidratadas e tratadas para posterior análise em microscópio eletrônico de varredura. Serão feitas fotomicrografias dos terços cervical, médio e apical de cada hemi-face. As características de limpeza das paredes dentinárias, pela visibilidade dos túbulos dentinários ou de selamento destes apresentados pelos diferentes, espécimes serão registradas em escores de 0 a 3, do melhor para o pior. Os resultados serão comparados estatisticamente. (AU)