Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da termociclagem e desinfecção sobre a microdureza e estabilidade de cor de resinas acrílicas para base de prótese total

Processo: 09/16971-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Marcelo Coelho Goiato
Beneficiário:Gabriella Trunckle Baptista
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Desinfecção   Resinas acrílicas   Ciclagem térmica (odontologia)   Cor   Prótese dentária   Microdureza
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cor | desinfecção | microdureza | Resina acrílica | Termociclagem | Prótese Dentária

Resumo

Os cuidados com a higienização das próteses totais e tecido mucoso bucal em desdentados são de grande importância tanto para a saúde geral como para o convívio social. No entanto, propriedades físicas como a cor e a microdureza das resinas acrílicas das próteses totais podem ser alteradas mediante o uso contínuo e os métodos de desinfecção. Dessa forma, este trabalho tem como propósito avaliar a influência da termociclagem e desinfecção sobre a estabilidade de cor e microdureza de resinas acrílicas utilizadas em prótese totais. Quatro diferentes resinas acrílicas serão avaliadas: Onda Cryl, QC 20, Clássico e Lucitone. Cada resina será divida em 4 grupos (n=7). Cada grupo será submetido a um tipo de desinfecção (efferdent, hipoclorito a 1%, clorexidina a 4%; energia de microondas). Após a polimerização, todas as amostras serão submetidas à termociclagem por 1.000 ciclos, com banhos alternados de 60 segundos entre 5±1°C e 55±1°C. Após esse período as amostras serão armazenadas e desinfetadas por 60 dias, sendo realizado no final novo ensaio de termociclagem por mais 1.000 ciclos. A microdureza será mensurada por meio de um microdurômetro e as leituras de cor serão realizadas por um espectrofotômetro, usando o sistema CIE L*a*b*. As leituras de cor e microdureza serão realizadas no período inicial e após cada período de termociclagem e desinfecção. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância (ANOVA), a fim de verificar a existência de diferença entre as variáveis estudadas e caso seja constatada diferença, será aplicado um teste adequado para identificar o grupo na qual houve essa diferença.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOIATO, MARCELO C.; DOS SANTOS, DANIELA M.; BAPTISTA, GABRIELLA T.; MORENO, AMALIA; ANDREOTTI, AGDA M.; BANNWART, LISIANE C.; DEKON, STEFAN F. C.. Effect of thermal cycling and disinfection on colour stability of denture base acrylic resin. GERODONTOLOGY, v. 30, n. 4, p. 276-282, . (09/16971-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.