Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolucao temporal da relacao de transformacao do fator de refletividade em taxas de precipitacao ao longo de uma linha de instabilidade durante o experimento wetamc/lba & trmm/lba.

Processo: 99/11383-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2000
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Augusto Jose Pereira Filho
Beneficiário:Rachel Ifanger Albrecht
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Precipitação

Resumo

Este estudo visa subsidiar as estimativas de precipitação no contexto do projeto LBA para estimativa do balanço hídrico da região Amazônica. Trata-se de uma avaliação quantitativa das estimativas de precipitação por radares meteorológicos S-Pol, TOGA, e de apontamento vertical. Os principias objetivos do projeto são: - Obter a evolução temporal do fator de refletividade e da taxa de precipitação estimados diretamente do espectro de gotas ao longo de uma linha de instabilidade ocorrida no dia 26 de janeiro de 1999; - Comparar os fatores de refletividade estimados a partir do espectro de gotas e os medidos com diferentes radares meteorológicos; - Avaliar a evolução da relação de transformação do fator de refletividade em taxa de precipitação; - Comparar as estimativas de chuva acumulada dos radares meteorológicos com as medidas pela rede de pluviômetros. (AU)