Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da componente submilimetrica da emissao durante explosoes solares.

Processo: 03/13778-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2004
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia do Sistema Solar
Pesquisador responsável:Carlos Guillermo Giménez de Castro
Beneficiário:Igor de Benedetto e Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Biológicas, Exatas e Experimentais (FCBEE). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Erupção solar

Resumo

Estudo das explosões solares observadas pelo Telescópio Solar Submilimétrico (SST) que opera em duas frequências: 212 e 405 GHz visando a descrição e compreensão dos mecanismos de liberação de energia. Para tanto, o candidato será introduzido na teoria das emissões síncrotron e na prática da operação e calibração dos dados do telescópio. A influência da Atmosfera terrestre também será levada em consideração. Concretamente os dados dos eventos de 10 de setembro de 2002 as 14:53 UT e de 20 de dezembro de 2002 as 13:21 UT serão analisados diferenciando a emissão gradual (escala de minutos) e a emissão rápida (escala de subsegundos). Em ambos os casos tanto a evolução temporal quanto o espectro serão estudados e quando possível comparados com as informações obtidas em outras frequências por outros instrumentos. A emissão rápida ainda será estudada desde um ponto de vista estatístico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISTIANI, G.; DE CASTRO, C. G. GIMENEZ; MANDRINI, C. H.; MACHADO, M. E.; DE BENEDETTO E SILVA, I.; KAUFMANN, P.; ROVIRA, M. G. A solar burst with a spectral component observed only above 100 GHz during an M class flare. Astronomy & Astrophysics, v. 492, n. 1, p. 215-222, DEC 2008. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.