Busca avançada
Ano de início
Entree

A imagem como fonte de pesquisa: um estudo sobre fotografias da escola primária (1890-1940)

Processo: 97/14668-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1998
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1999
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rosa Fátima de Souza Chaloba
Beneficiário:Daniela Cristina Lopes de Abreu
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Iconografia   Documentação fotográfica   Fotografias   História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Documentacao Iconografica | Fotografias Escolares | Fotografias Historicas | Historia Da Escola Publica | Leitura De Fotografias

Resumo

Este projeto de pesquisa compreende um estudo de fotografias escolares do ensino primário referentes as escolas existentes na região de Rio Claro, no período de 1890 a 1940. Objetiva evidenciar o uso da imagem fotográfica como fonte de pesquisa para História da Educação partindo do princípio de que a fotografia é uma linguagem cuja leitura necessita de uma metodologia específica de análise. As fotografias escolares são relevadoras de um discurso sobre a escola, neste sentido, o projeto visa compreender o que esta documentação iconografia oculta e revela, os seus contextos humanos, as relações sociais que lhe são subjacentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)