Busca avançada
Ano de início
Entree

Supply chain management e franchising de alimentos: desenvolvimento de fornecedores de marca.

Processo: 06/54371-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Vivian Lara dos Santos Silva Rossignolo
Beneficiário:Thaina Cardoso Corvacho
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fornecedores De Marca | Franchising | Franquias De Alimentos | Padronizacao Percebida | Valor De Marca

Resumo

O franchising representa uma tendência mundial entre os modos de distribuição e comercialização de produtos e serviços, destacando-se como uma interessante oportunidade para testes de hipóteses sobre a ótica da Teoria das Organizações e de Supply Chain Management. A adequada gestão das cadeias de suprimentos revela-se uma questão de real importância às redes de franquias orientadas ao business formart franchising. Sob este arranjo, a relação contratual estabelecida entre franqueador e franqueado inclui não apenas o suprimento de insumos e produtos e o uso compartilhado de uma mesma marca, mas também o formato do negócio propriamente dito, por meio do compartilhamento de estratégias e de planos de marketing bem como de manuais e padrões de operação e de controle de qualidade. Estes critérios devem ser atendidos independentemente da localização geográfica de determinada unidade, exigindo por parte das redes esforços coordenativos ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Fazendo parte de um projeto maior de pesquisa, a proposta de Iniciação Científica em análise visa a contribuir com a investigação do processo de desenvolvimento de fornecedores (indústrias de alimentos) dedicados ao atendimento das particularidades de redes de franquias com atuação no mercado brasileiro (aqui entendidos como 'fornecedores de marca'). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)