Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do modelo logistico na ocorrencia de erliquiose em caes atendidos no hospital veterinario da unesp/botucatu,sp, para variaveis da anamnese.

Processo: 04/13260-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2005
Vigência (Término): 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:José Eduardo Corrente
Beneficiário:Simone Koo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Anamnese   Contagem de células sanguíneas   Regressão   Regressão logística

Resumo

A Erliquiose é uma doença severa que acomete cães domésticos e canídeos em geral. Causada por bactérias do gênero Ehrlichia, microorganismos do grupo das riquéstias, sendo a principal bactéria a Ehrlichia canis. O vetor desta infecção é o carrapato marrom do cão (Rhipicephalus sanguineus). O mesmo carrapato pode transmitir a Babesiose, que em algumas situações pode ocorrer juntamente com a Erliquiose e sua incidência vem aumentando significativamente nos últimos anos em todas as regiões do Brasil. O diagnóstico é difícil no início da infecção pois os sintomas são semelhantes a várias outras doenças. A. presença do carrapato e a ocorrência de outros casos da doença ria região podem ser importantes para se confirmar a suspeita clínica. Através da anamnese, o médico veterinário pode analisar os sinais clínicos como: se o animal está se alimentando normalmente, se ocorreu vômito, alterações oftálmicas, respiratórias, sangramento, alteração da temperatura corporal com possibilidade de febre, dentre outros. No hemograma, o principal item a se analisar é o número de plaquetas uma vez que na erliquiose, observa-se trombocitopenia. Ainda analisam-se os leucócitos para observar qual o estado do sistema imunológico. Assim, o objetivo deste trabalho é estudar as técnicas de regressão, envolvendo regressão logística para variáveis qualitativas, de modo a avaliar os casos de erliquiose em cães atendidos no Hospital Veterinário da UNESP, Campus de Botucatu, através das variáveis utilizadas na anamnese e exames complementares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)