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Pais pouco escolarizados, filhos também? As possibilidades e impossibilidades de uma geração superar a anterior.

Processo: 10/06263-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Kimi Aparecida Tomizaki
Beneficiário:Juliana Oliveira de Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Família   Sociologia educacional   Socialização   Gerações
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:escola | familia | gerações | socialização | Transmissão Intergeracional | Sociologia da Educação

Resumo

O objetivo central desta pesquisa é investigar quais são os processos envolvidos na transmissão intergeracional de determinadas posições sociais (entendidas, em princípio, como resultantes da origem e da trajetória social do indivíduo), sobretudo, interessa-nos a transmissão de determinadas formas de se conceber a relação com a escola e o trabalho. Assim, serão analisados nesta pesquisa processos de socialização ocorridos no interior de famílias pertencentes a classes populares, com ênfase sobre a transmissão de valores referentes à escolarização e à profissionalização. De maneira mais ampla, o projeto pretende contribuir para o debate acerca da questão da desigualdade social no Brasil por meio de uma interrogação sobre os mecanismos que têm possibilitado e que têm bloqueado a ascensão social de determinados grupos. É sabido que a posição social dos pais tem uma forte influência sobre o modo como os filhos constituem seus "universos de possíveis" ou seus projetos de futuro em relação aos estudos e à inserção sócio-profissional, o que tende a facilitar a reprodução das posições sociais de uma geração à outra no interior do mesmo grupo familiar. Nossos esforços estarão voltados para a compreensão dos mecanismos e processos que tornam possível essa reprodução ou que possibilitam a superação por parte dos filhos da posição social de seus pais. A pesquisa de campo terá como sujeitos as famílias dos alunos da escola estadual Comendador Benevides Beraldo em Itapecerica da Serra que, em 2010, estão cursando o último ano do ensino médio. Mediante aplicação de questionários e entrevistas com alunos e seus familiares, procuraremos analisar, tendo como foco a transmissão de valores e os processos de socialização, quais os mecanismos que têm influenciado as possibilidades e impossibilidades dos indivíduos ascenderem socialmente e superarem a condição dos pais - tanto no âmbito do nível educacional, quanto no âmbito da ocupação e da renda.

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