Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da distribuição das áreas contaminadas no Município de São Paulo em termos geológicos, sociais e econômicos

Processo: 10/01807-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Lucy Gomes Sant'Anna
Beneficiário:Victor Mercurio Rodriguez Lopez
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrogeologia

Resumo

Este projeto objetiva verificar como a distribuição das atuais áreas contaminadas (ACs) levantadas pela CETESB no município de São Paulo se correlaciona com um importante atributo geológico do substrato da cidade (no caso a vulnerabilidade dos aqüíferos à contaminação) e com o perfil socioeconômico da população.O levantamento das ACs será realizado a partir do relatório da CETESB divulgado em novembro 2008, no qual várias informações podem ser extraídas. Para a correlação da distribuição dessas ACs com o contexto de vulnerabilidade dos aqüíferos, no âmbito município de São Paulo, será utilizado o Mapa de Vulnerabilidade de Aquíferos da Região Metropolitana de São Paulo. Para a correlação da distribuição das ACs com o perfil socioeconômico da população do município de São Paulo será utilizado o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), obtido a partir de dados do IBGE.Os resultados esperados poderão refletir situações de uso e ocupação inadequadas em função da vulnerabilidade natural da área, bem como o histórico de ocupação da cidade e o perfil socioeconômico da população, com possíveis contextos de desigualdade ambiental. Nesse sentido, a pesquisa será importante para avaliar tanto como esses parâmetros geológicos e socioeconômicos relacionam-se com a atual ocorrência de ACs no município, quanto as regiões do município mais expostas aos problemas socioambientais normalmente decorrentes das contaminações em meio urbano.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANT'ANNA, LUCY GOMES; DO AMARAL SOARES, EMILIO ALBERTO; RICCOMINI, CLAUDIO; TATUMI, SONIA HATSUE; YEE, MARCIO. Age of depositional and weathering events in Central Amazonia. QUATERNARY SCIENCE REVIEWS, v. 170, p. 82-97, AUG 15 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.