Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise por Difração de Raios X de arilominerais de sedimentos quaternários da área de confluência dos Rios Negro e Solimões, Amazônia

Processo: 09/53198-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Lucy Gomes Sant'Anna
Beneficiário:Clarice Pereiro de Carvalho
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Quaternário   Argilas   Argilominerais   Proveniência   Mineralogia   Amazônia

Resumo

Este projeto objetiva identificar os argilominerais de sedimentos quaternários da área de confluência dos rios Negro e Solimões, de forma a contribuir para o conhecimento mineralógico desses depósitos. Para tanto, estão previstas análises laboratoriais por difração de raios X da fração argila de amostras de superfície e sub-superfície dos sedimentos. Os resultados esperados poderão ser aplicados em correlações estratigráficas na região e no reconhecimento da área fonte dos sedimentos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANT'ANNA, LUCY GOMES; DO AMARAL SOARES, EMILIO ALBERTO; RICCOMINI, CLAUDIO; TATUMI, SONIA HATSUE; YEE, MARCIO. Age of depositional and weathering events in Central Amazonia. QUATERNARY SCIENCE REVIEWS, v. 170, p. 82-97, AUG 15 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.