Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito dos dentifrícios de baixa concentração de flúor suplementado com cálcio na desmineralização e sobre o biofilme dental in situ

Processo: 07/05915-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Alberto Carlos Botazzo Delbem
Beneficiário:Jackeline Gallo Do Amaral
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Desmineralização do dente   Remineralização dentária   Cálcio   Dentifrícios

Resumo

O experimento prevê um estudo duplo cego do tipo cruzado in situ, em que 10 voluntários participarão de quatro fases experimentais de 7 dias de duração, com intervalo de 7 dias entre elas, através da utilização de um dispositivo palatino, contendo 4 blocos de esmalte dental bovino para cada fase experimental (obtidos através da secção e do polimento de incisivos e analisados para determinação da microdureza superficial (SMH)). Os desafios cariogênicos serão produzidos com solução de sacarose a 30%, 6x ao dia. Definiram-se os grupos como: (CP) controle positivo: dentifrício com 1100 µg F/g (Crest®); (CN) controle negativo: dentifrício sem flúor (Placebo); (D1) dentifrício com 500 µg F/g suplementado com Ca; (D2) dentifrício com 500 µg F/g. Após 5 minutos do gotejamento da sacarose, duas vezes ao dia um dos dentifrícios será gotejado sobre os blocos. Decorrido o período experimental serão realizadas as análises de microdureza superficial (SMH1), para o cálculo da porcentagem de variação de microdureza superficial (%SMHC), sendo transformado em porcentagem de volume mineral (% vol min). Serão realizados a determinação de flúor, cálcio e fósforo no biofilme, através de testes pré-estabelecidos. Os dados obtidos serão submetidos aos testes de normalidade e homogeneidade para o emprego de análise estatística adequada. Com base nesse estudo, espera-se verificar o efeito dos dentifrícios fluoretados de baixa concentração suplementados com cálcio no processo de desmineralização do esmalte e no biofilme dental formado in situ. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO AMARAL, JACKELINE GALLO; SASSAKI, KIKUE TAKEBAYASHI; RODRIGUES MARTINHON, CLEIDE CRISTINA; BOTAZZO DELBEM, ALBERTO CARLOS. Effect of low-fluoride dentifrices supplemented with calcium glycerophosphate on enamel demineralization in situ. AMERICAN JOURNAL OF DENTISTRY, v. 26, n. 2, p. 75-80, APR 2013. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.