Busca avançada
Ano de início
Entree

Sintese, caracterizacao e aplicacao do oxido de manganes (iv) tipo birnessita na construcao de sensores para ions sodio.

Processo: 07/00600-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Marcos Fernando de Souza Teixeira
Beneficiário:Murilo Teodoro Martinez
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroanalítica

Resumo

Neste projeto de iniciação cientifica propõe-se o desenvolvimento de um eletrodo de pasta de carbono modificado com o óxido de manganês de estrutura tipo birnessita, para determinação voltamétrica de íons sódio. A matriz porosa de óxido de manganês é formada por blocos de MnO6 octaédricos, que compartilham seus vértices e/ou arestas e, de acordo com seu método de síntese, podem levar à formação de diferentes estruturas. O óxido de manganês tipo birnessita possui uma estrutura bidimensional e lamelar, com um túnel estrutural próprio e adequado para a captação do íon em questão. Pretende-se investigar o comportamento eletroquímico do óxido de manganês de estrutura lamelar incorporado em pasta de carbono e avaliar a sua aplicabilidade na determinação do cátion sódio. A resposta eletroquímica para esse cátion é baseada no mecanismo de inserção topotática redox. Após determinar as melhores condições experimentais tais como composição do eletrodo, eletrólito de suporte, pH e estudo de concomitantes na resposta voltamétrica do eletrodo, também será avaliada a viabilidade da aplicação do eletrodo desenvolvido na determinação do íon sódio em diferentes amostras. Propõe-se também a aplicação do eletrodo modificado em sistema de análise em fluxo com determinação amperométrica do cátion sódio a fim de se promover uma maior precisão e aumento da freqüência analítica. O presente projeto é relevante uma vez que existem poucos relatos de sensores voltamétricos para o cátion de metal alcalino sódio e, principalmente, devido à viabilização da aplicação do óxido de manganês na determinação deste íon. Somando-se o desenvolvimento de uma metodologia analítica para um controle de qualidade eficiente, confiável, seletivo, rápido e de baixo custo, dado o grande número de amostras disponíveis contendo o íon sódio.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINEZ, MURILO T.; LIMA, ALEX S.; BOCCHI, NERILSO; TEIXEIRA, MARCOS F. S. Voltammetric performance and application of a sensor for sodium ions constructed with layered birnessite-type manganese oxide. Talanta, v. 80, n. 2, p. 519-525, DEC 15 2009. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.