Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sistemas de liberação tópico a base de cristais líquidos para veiculação da ptotoporfirina IX na terapia fotodinâmica do câncer de pele e avaliação in vitro da sua liberação em..

Processo: 07/01566-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Maria Vitória Lopes Badra Bentley
Beneficiário:Lívia Vieira Depieri
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia farmacêutica   Cristais líquidos   Terapia fotodinâmica

Resumo

A forma de terapia fotoquímica mais desenvolvida e aplicada é a terapia fotodinâmica (TFD). O princípio deste método consiste em introduzir no organismo um fotossensibilizador (FS), que não seja ativo em seu estado fundamental e que, quando ativado pela luz, provoca um dano seletivo ao tecido alvo e esta seletividade deve ser reconhecida como uma das vantagens no tratamento do câncer.A Protoporfirina IX, uma porfirina endógena, é um produto metabólico do ácido 5-aminolevulínico (ALA). Esta é acumulada no tecido e apresenta propriedade de fotossensibilização após a administração exógena do ácido e, com isso, podemos observar a destruição das células malignas. Por ser uma molécula lipofílica, é difícil a sua penetração através do estrato córneo até às células cancerosas localizadas na epiderme, sendo necessário o desenvolvimento de sistemas de liberação que otimizem a sua utilização tópica.Sistemas de liberação compostos por monoleína, um lipídeo polar biocompatível, e água são capazes de aumentar a permeação de fármacos na pele, além de serem capazes de controlar a liberação dos mesmos.Face ao exposto, o presente projeto objetiva obter, caracterizar e avaliar in vitro a liberação tópica de sistemas de liberação baseados em nanodispersões de cristais líquidos de monoleína para veiculação da Protoporfirina IX na TFD do câncer de pele.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.