Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de nanodispersões de cristais líquidos para a liberação na pele de RNAs interferentes: estudos de penetração cutânea in vitro e in vivo

Processo: 09/00332-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Maria Vitória Lopes Badra Bentley
Beneficiário:Fabiana Testa Moura de Carvalho Vicentini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

Recentes avanços na exploração de processos fisiológicos em nível molecular e a completa caracterização do genoma humano trouxeram grande esperança em transformar ácidos nucleicos em novos agentes terapêuticos. O uso potencial de fragmentos de RNA (small interfering RNA, siRNA) na terapia gênica atraiu grande atenção como nova abordagem para o tratamento de doenças crônicas e severas. siRNAs induzem o silenciamento pós-transcricional da expressão gênica de forma específica, num processo denominado interferência de RNA (RNAi). Entretanto, obstáculos na administração e distribuição in vivo comprometem a potencialidade do uso clínico de siRNAs, fazendo com que o desenvolvimento de sistemas de liberação seja fator-chave para transformar siRNAs em novos agentes terapêuticos. Paralelamente, a liberação tópica de siRNAs surge como uma alternativa promissora para o tratamento de patologias cutâneas. Neste contexto, o objetivo do presente projeto é desenvolver sistema de liberação baseado em Nanotecnologia para liberação na pele de RNAs Interferentes (siRNAs), visando introduzir a terapia gênica como nova abordagem para o tratamento de patologias cutâneas. Os objetivos específicos são: (1) Obtenção e caracterização de nanodispersões de cristais líquidos para administração de siRNA na pele e (2) Investigação da liberação cutânea de siRNA a partir de sistemas lipídicos. A justificativa encontra-se no fato de que a realização destes estudos fornecerá a base para a aplicação de siRNAs como agentes terapêuticos no tratamento da psoríase, dermatose grave, de origem autoimune e ainda sem tratamento eficaz. O projeto objetiva em longo prazo e após definido e caracterizado o sistema de liberação nanodispersões de cristais líquido-siRNA, transformar siRNAs em uma nova classe de agentes terapêuticos para doenças inflamatórias da pele através do desenvolvimento e utilização de sistemas nanocarreadores de macromoléculas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOURA DE CARVALHO VICENTINI, FABIANA TESTA; DEPIERI, LIVIA VIEIRA; MORSELI POLIZELLO, ANA CRISTINA; DEL CIAMPO, JOSE ORESTES; CROPANESE SPADARO, AUGUSTO CESAR; FANTINI, MARCIA C. A.; LOPES BADRA BENTLEY, MARIA VITORIA. Liquid crystalline phase nanodispersions enable skin delivery of siRNA. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACEUTICS AND BIOPHARMACEUTICS, v. 83, n. 1, p. 16-24, JAN 2013. Citações Web of Science: 34.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.