Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtencao e caracterizacao de complexos ciclodextrina/beta-estradiol: estudos de solubilidade e permeacao cutanea "in vitro".

Processo: 00/09292-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Maria Vitória Lopes Badra Bentley
Beneficiário:Daniel de Paula
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclodextrinas

Resumo

As ciclodextrinas (CDs) representam um grupo de oligossacarídeos cíclicos que apresentam caráter hidrofílico em sua parte externa e hidrofóbico em sua cavidade interna, sendo capazes de formar complexos de inclusão com moléculas dentro de sua cavidade. Tem sido demonstrado que a complexação das CDs com fármacos pode promover alterações nas propriedades físico-químicas destas substâncias, sendo possível a utilização das CDs como carreadores artificiais e promotores de absorção cutânea, destacando-se seu papel na otimização de sistemas de liberação transdérmica. Recentemente, vários trabalhos demonstraram que a administração de estradiol pela via transdérmica proporciona níveis séricos aproximadamente constantes do fármaco, que por sua vez, facilita a realização de ajuste individual de dosagem. No entanto, a aplicação de complexos de inclusão de estradiol/CD para fins de aplicação transdérmica permanece desconhecida. Desse modo, pretendemos obter e caracterizar físico-quimicamente complexos de inclusão de 17-beta-estradiol com diferentes ciclodextrinas e verificar a' influência destas complexações na liberação transdérmica do 17-beta-estradiol. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)