Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de agentes hidrotropicos na solubilizacao de farmaco imuno-modulador: estudo de solubilizacao e permeacao cutanea in vitro.

Processo: 04/14789-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Maria Vitória Lopes Badra Bentley
Beneficiário:Carolina Azenha Martins
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Imiquimod   Sistemas de liberação de medicamentos

Resumo

A solubilização de compostos no meio aquoso é essencial para sua absorção cutânea e disponibilidade na pele, pois apenas moléculas solubilizadas podem ser absorvidas por membranas celulares e atingirem seu sítio de ação. Várias estratégias convencionais podem ser utilizadas para aumentar a solubilidade de fármacos em água, as quais incluem controle de pH, co-solventes, agentes complexantes, soluções supersaturadas e tensoativos, sendo que estes artifícios nem sempre são eficazes podendo apresentar problemas relacionados à toxicidade e estabilidade. Agentes hidrotrópicos são substâncias de diferentes classes, como bezoatos e sais biliares, caracterizadas por possuírem regiões hidrofóbicas reduzidas, apresentando grande habilidade em solubilizar compostos lipofílicos em água. O papel dos agentes hidrotrópicos na solubilização de substâncias já é conhecido, mas a ação destes agentes na permeação cutânea de fármacos ainda é tema de investigação. Imiquimod é uma imidazoquinoiina que atua como um modificador de resposta imune, apresentando ação em várias condições dermatológicas como carcinomas e verrugas genitais. Entretanto, imiquimod é insolúvel em água, o que dificulta o desenvolvimento de formulações adequadas e mais eficientes. Assim, o presente projeto visa avaliar a influência do ácido benzóico, ácido ascórbico, uréia e ácido salicílico como agentes hidrotrópicos na solubilidade aquosa do imiquimod, bem como a influência desta solubilização na permeação cutânea do fármaco. (AU)