Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores de risco para gagueira: análise qualitativa em crianças disfluentes com recorrência familial

Processo: 09/09631-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Cristiane Moço Canhetti de Oliveira
Beneficiário:Ana Cláudia dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Genética   Fluência   Gagueira   Fatores de risco

Resumo

A gagueira é um distúrbio multifatorial, com influência de vários fatores considerados de risco, a saber: idade, gênero, tipo e tempo de surgimento das disfluências, tipologia das disfluências, fatores comunicativos e qualitativos associados, histórico mórbido, fatores estressantes psicossociais, histórico familial, reação e atitude familiar, reação social e da criança (ANDRADE, 2006). Pesquisas sobre estes fatores são importantes para auxiliar no diagnóstico e tratamento do distúrbio. O objetivo deste projeto é analisar a relação entre o gênero, idade, tempo de duração e tipologia das disfluências, fatores estressantes físicos e emocionais em crianças com alto risco para a gagueira e com recorrência familial do distúrbio. Serão inclusas 50 crianças sem distinção de gênero, com idade entre 3 anos e 11 anos, ser falante nativo do português brasileiro, não apresentar déficit neurológico, auditivo, cognitivo e/ou visual, apresentar queixa de gagueira por parte dos pais ou familiares e uma pontuação maior na coluna alto risco para a gagueira. A coleta de dados será realizada por meio preenchimento do Protocolo de Risco para a Gagueira do Desenvolvimento - PRGD (Andrade, 2006). Os dados obtidos neste estudo serão analisados por meio de método estatístico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISTIANE MOÇO CANHETTI DE OLIVEIRA; DENISE CUNHA; ANA CLÁUDIA DOS SANTOS. Fatores de risco para gagueira em crianças disfluentes com recorrência familial. Audiol., Commun. Res., v. 18, n. 1, p. -, Mar. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.