Busca avançada
Ano de início
Entree

Descrição anatômica e análise comparativa de Mylossoma duriventre (Cuvier, 1817) e Mylossoma paraguayensis Norman (1929) (Characiformes: Serrasalmidae)

Processo: 03/06304-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2003
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Flávio Alicino Bockmann
Beneficiário:Roberta de Mello
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Serrasalmidae   Characiformes   Zoologia (classificação)   Anatomia animal

Resumo

O gênero Mylossoma pertence à subfamilia Myleinae da família Serrasalmidae. As espécies de Mylossoma são essencialmente herbívoras e conhecidas popularmente como pacus-peva. Este gênero compreende 11 espécies nominais e o nível de conhecimento taxonômico é bastante insatisfatório. Assim, as propostas desse trabalho consistem em realizar um estudo morfológico comparativo e a descrição do esqueleto das espécies M. duriventre (CUVIER, 1817), com distribuição nas bacias dos Rios Amazonas, Orenoco e Paraná-Paraguai, e M. paraguayensis NORMAN (1929), ocorrente na bacia do Rio Paraguai, de modo a verificar validade de M. paraguayensis, tradicionalmente considerada como um sinônimo júnior da primeira. (AU)