Busca avançada
Ano de início
Entree

Osteologia de Hypostomus nigromaculatus (Schubart, 1964) e considerações taxonômicas sobre as espécies de cascudos do gênero Hypostomus de riachos do Alto Rio Paraná

Processo: 02/00873-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Flávio Alicino Bockmann
Beneficiário:Murilo de Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Zoologia (classificação)   Anatomia animal   Biogeografia   Sistemática

Resumo

O gênero Hypostomus Lacépède; 1803, é o mais diverso grupo de cascudos. A maioria das descrições de espécies deste gênero é imprecisa, o que resulta em erros de identificação de suas espécies. De acordo com dados da literatura, hoje são conhecidas 32 espécies de Hypostomus na região do Alto Paraná, que é uma área de comprovado endemismo ictiológico. Então, é provável que parte das espécies de riachos do gênero Hypostomus ocorrentes nessa região também sejam endêmicas. Uma revisão taxonômica, geograficamente localizada é uma estratégia adequada no sentido de iniciar a compreensão da real diversidade do gênero Hypostomus, dada sua elevada diversidade especifica e complexa história taxonômica. As espécies do gênero Hypostomus que ocorrem em riachos do Alto Paraná no Estado de São Paulo serão revisadas, e eventuais formas novas serão descritas. Também será feito o mapeamento da distribuição geográfica de cada espécie. O esqueleto de uma destas, H. nigromaculatus, será descrito e comparado com os de outras espécies de Hypostomus da região em questão. Além disso, serão feitas inferências sobre a polaridade dos caracteres desta espécie com relação aos das demais espécies do gênero encontradas na área estudada, num ensaio preliminar sobre as relações filogenéticas de H. nigromaculatus. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTRO, RICARDO M. C.; CASATTI, LILIAN; SANTOS, HERTZ F.; FERREIRA, KATIANE M.; RIBEIRO, ALEXANDRE C.; BENINE, RICARDO C.; DARDIS, GABRIELA Z. P.; MELO, ALEX L. A.; STOPIGLIA, RENATA; ET AL. Estrutura e composição da ictiofauna de riachos do rio Paranapanema, Sudeste e Sul do Brasil. Biota Neotropica, v. 3, n. 1, p. 1-14, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.