Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das relacoes interespecificas alga/bacteria vinculadas aos excretados algais de baixa massa molecular.

Processo: 00/07202-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Armando Augusto Henriques Vieira
Beneficiário:Pedro Ivo Coelho Ortolano
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/07766-0 - Produção e destino dos polissacarídeos extracelulares de origem algal em um reservatório eutrofizado do rio Tietê (estudo de processo), AP.TEM

Resumo

O trabalho tem como objetivo o estudo do papel dos compostos orgânicos de baixa massa molecular (excretado total menos os polissacarídeos extracelulares) no estabelecimento de relações interespecíficas alga/bactéria utilizando-se as espécies fitoplanctônicas, isoladas do Reservatório de Barra Bonita, Cryptomonas tetrapyranoidos, Staurastrum orbiculare e Thallasiosira sp. As espécies algais crescendo em cultivos axênicos serão contaminadas, durante a fase exponencial de crescimento, com populações naturais de bactérias do Reservatório. As bactérias que se desenvolverem em cada excretado serão identificadas por terceiros. Estas também serão expostas, em cultivos cruzados, aos três excretados das três diferentes algas para testes de especificidade. Além disso, cada população de bactérias que se desenvolveram em cada excretado será inoculada em meios preparados com os excretados das três espécies algais, isoladamente, e terão suas taxas de crescimento avaliadas em cada um dos três tipos de meio para se testar, também desta maneira, a especificidade alga/bactéria vinculada aos excretados de baixa massa molecular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIROLDO, DANILO; ORTOLANO, PEDRO I. C.; VIEIRA, ARMANDO A. H. Bacteria-algae association in batch cultures of phytoplankton from a tropical reservoir: the significance of algal carbohydrates. Freshwater Biology, v. 52, n. 7, p. 1281-1289, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.