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Os documentos oficiais e a avaliação da aprendizagem no ensino fundamental (1996-2007)

Processo: 09/51218-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Alessandra David Moreira da Costa
Beneficiário:Valéria Aparecida de Souza Siqueira
Instituição-sede: Centro Universitário Moura Lacerda. Instituição Moura Lacerda. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da aprendizagem   Ensino fundamental

Resumo

O presente projeto tem por objetivo estudar, junto aos documentos oficiais, qual o sentido da avaliação no ensino fundamental brasileiro. Tais documentos são: a Nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96), O Plano Nacional da Educação (PNE, 2001) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE, 2007). A metodologia utilizada será a pesquisa bibliográfica e a documental. Tratando-se de trabalho no âmbito da reflexão teórica, utilizaremos, além dos documentos oficiais, livros, artigos e periódicos relacionados com o tema problema. O referencial teórico apóia-se em obras escritas por autores como: Cipriano Carlos Luckesi (2006), Almerindo Janela Afonso (2005), Dermeval Saviani (2007), Jussara Hoffmann (2001 e 2008), José Eustáquio Romão (1998) e Philippe Perrenoud (1999 e 2000), que refletiram sobre o tema avaliação educacional e são de suma importância para respaldar esta pesquisa. A escolha do tema foi motivada pela busca da compreensão do conceito de avaliação que os documentos oficiais transmitem aos educadores desde a década de 1990 até os dias atuais. Visa mostrar, através dos resultados, como o debate e a aplicação de sistemas nacionais e internacionais de avaliação vêm interferindo e ordenando a educação. Esperamos estabelecer uma relação entre ensino e avaliação, demonstrando a importância que essa articulação tem no processo de ensino/aprendizagem, trazendo contribuições importantes para educadores. (AU)

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