Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência das propriedades adjuvantes de toxinas bacterianas expressas em BCG recombinante na resposta induzida contra micobactérias

Processo: 02/01748-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Luciana Cezar de Cerqueira Leite
Beneficiário:Ivan Pereira Nascimento
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/09663-2 - Estudos de novas vacinas e terapia gênica contra tuberculose, AP.TEM
Assunto(s):Fungos   Toxinas bacterianas   Desenvolvimento de vacinas

Resumo

Várias abordagens para o desenvolvimento de novas vacinas contra MTB estão sendo investigadas em todo o mundo. Uma abordagem que tem recebido alguma atenção é a tentativa de aumentar a eficácia do próprio BCG. O BCG é a única vacina em uso atualmente para prevenir contra MTB, porém ela não tem se mostrado satisfatória. Tentativas de se melhorar a vacina BCG através de engenharia genética pode ser uma abordagem interessante para se chegar a uma vacina mais eficaz. A expressão de toxinas bacterianas em BCG recombinante, utilizando as propriedades adjuvantes das mesmas, poderia modular a resposta imunológica induzida contra BCG e conseqüentemente produzir uma vacina mais eficaz contra TB. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO, IVAN P.; DIAS, WALDELY O.; QUINTILIO, WAGNER; HSU, TSUNGDA; JACOBS, JR., WILLIAM R.; LEITE, LUCIANA C. C. Construction of an unmarked recombinant BCG expressing a pertussis antigen by auxotrophic complementation: Protection against Bordetella pertussis challenge in neonates. Vaccine, v. 27, n. 52, p. 7346-7351, DEC 9 2009. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.