Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação da técnica de dupla-torção para a caracterização mecânica de materiais cerâmicos

Processo: 02/00328-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 30 de abril de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:José de Anchieta Rodrigues
Beneficiário:Alexandre Domigues Galves
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/04324-8 - Estudo sistêmico para o desenvolvimento de concretos refratários avançados II, AP.TEM
Assunto(s):Materiais cerâmicos   Concreto refratário   Fratura das estruturas

Resumo

Este projeto se propõe a verificar e estabelecer procedimentos experimentais para a aplicação do teste mecânico de dupla-torção na área de fratura de materiais cerâmicos. A energia total de fratura e a determinação da curva-R são os dois enfoques deste trabalho. Essa técnica tem sido pouco usada para o tipo de estudo aqui proposto, no entanto, ela tem a vantagem de manter o fator intensidade de tensão praticamente constante. Por isso mesmo, ela tem sido bastante aplicada para estudos de velocidade de propagação de trinca. Utilizando-se de materiais cerâmicos comuns e comerciais e concretos refratários avançados formulados pelo próprio grupo de pesquisa, a dupla-torção será aplicada para se obter a propagação estável de uma trinca a partir de entalhe executado com disco diamantado. Daí se obtém uma curva de carga "versus" deslocamento, da qual se obtém a energia total de fratura e a curva-R aplicando-se procedimentos computacionais. Os corpos de prova são no formato de placas grandes, o que traz a vantagem de longo percurso de propagação. Tanto a curva-R como os valores da energia total de fratura são de grande interesse dentro do contexto de pesquisa do grupo GEMM, para o qual as propriedades mecânicas e termo-mecânicas são assuntos de ênfase e são aproveitados nos estudos de comportamento dos materiais cerâmicos frente às questões de resistência ao dano por choque térmico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
N. SEGRE; A. D. GALVES; J. A. RODRIGUES; I. JOEKES. Tire rubber-cement composites: effect of slag on properties. Cerâmica, v. 52, n. 324, p. -, Dez. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.