Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização experimental dos efeitos amnésticos imediatos ou tardios promovidos pela privação parcial crônica de sono paradoxal ou total em camundongos: aspectos comportamentais, moleculares e genéticos

Processo: 09/00465-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Roberto Frussa Filho
Beneficiário:Camilla de Lima Patti Hissamura
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14303-3 - Center for Sleep Studies, AP.CEPID
Assunto(s):Memória   Sono

Resumo

Diversas evidências experimentais têm demonstrado um papel crítico do sono sobre os processos de aquisição, consolidação e evocação de memórias. Nesse sentido, tanto a privação exclusiva da fase paradoxal do sono quanto a privação de todas as suas fases são capazes de promover déficits cognitivos em humanos e em animais de laboratório. Recentemente, demonstramos que a privação parcial crônica de sono paradoxal - um modelo mais translacional do que a privação aguda dessa fase de sono e ainda pouco investigado - é capaz de promover déficits de aprendizado e memória em camundongos. Paralelamente, da mesma forma como ocorre para a plasticidade neuronal, a arquitetura do sono se modifica ao longo da vida, podendo influenciar os processos mnemônicos de formas distintas. Nesse cenário, o objetivo do presente projeto é avaliar os efeitos imediatos ou tardios da privação parcial crônica - tanto de sono paradoxal quanto total - sobre os processos de aprendizado/memória de camundongos com diferentes idades (adolescentes, adultos e de meia-idade) e submetidos à esquiva discriminativa em labirinto em cruz elevado. De fato, a esquiva discriminativa em labirinto em cruz elevado é um modelo animal capaz de analisar de maneira independente e concomitante os processos de formação da memória, além de os níveis de emocionalidade e de atividade locomotora em roedores. Não obstante, buscaremos caracterizar imuno-histoquimicamente as modificações na expressão hipocampal das proteínas Fos e FosB e correlacioná-las aos possíveis déficits cognitivos observados. Por fim, uma abordagem da expressão gênica hipocampal correlacionada a tais achados comportamentais também será realizada por meio de microarray. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANIN, KARINA A.; PATTI, CAMILLA L.; SANDAY, LEANDRO; FERNANDES-SANTOS, LUCIANO; OLIVEIRA, LARISSA C.; POYARES, DALVA; TUFIK, SERGIO; FRUSSA-FILHO, ROBERTO. Effects of zolpidem on sedation, anxiety, and memory in the plus-maze discriminative avoidance task. Psychopharmacology, v. 226, n. 3, p. 459-474, APR 2013. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.