Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas induzidas em Brugmansia suavelones (Solanaceae) na interação trófica com herbívoros especialistas e generalistas e seus inimigos naturais: o papel dos alcaloides tropânicos

Processo: 06/07304-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Jose Roberto Trigo
Beneficiário:Alberto José Arab Olavarrieta
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Em geral, as plantas respondem a herbivoria por insetos por meio da produção de metabolitos secundários (defesa direta) ou liberando compostos voláteis que atraem predadores ou parasitoides (defesa indireta). Esses compostos podem diminuir a susceptibilidade da planta em ataques posteriores. Segundo a teoria de otimização da defesa em plantas, o custo da defesa é proporcional ao investimento de recursos; essas defesas são distribuídas na planta de acordo à sua importância biológica de cada tecido; e a defesa deve se incrementar somente quando a planta está sob o ataque de herbívoros. Neste estudo pretende-se determinar o papel ecológico das estratégias de defesa química nas interações tróficas entre B. suaveolens e o herbívoro especialista Placidina euryanassa (Lepidoptera: Ithomiinae), no contexto da teoria de otimização da defesa em plantas. Por meio de experimentos no campo e no laboratório, pretende-se determinar o efeito da resistência induzida no desempenho de herbívoros especialistas, na alocação de alcaloides tropânicos na planta, na aptidão da planta e no terceiro nível trófico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAB, A.; ALVES, M. N.; SARTORATTO, A.; OGASAWARA, D. C.; TRIGO, J. R. Methyl Jasmonate Increases the Tropane Alkaloid Scopolamine and Reduces Natural Herbivory in Brugmansia suaveolens: Is Scopolamine Responsible for Plant Resistance?. Neotropical Entomology, v. 41, n. 1, p. 2-8, FEB 2012. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.